Durante o desfile cívico de 07 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde abordou temas que estão inseridos atualmente na sociedade, evidenciando as ações e programas que o município de Missal desenvolve na área.
Entre as ações, campanhas e programas, cita-se a imunização, Vigilância Sanitária, Endemias, SAMU, Atenção Básica, Saúde Bucal, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Materno e Infantil, Saúde do Idoso, Saúde do Homem, Tabagismo, Alimentação e Nutrição.
Além disso, os auxílios à população através do transporte de passageiros à consultas e exames especializados, fornecimento de óculos, próteses dentárias, medicamentos, entre outros que contemplam a carteira de serviços.
Profissionais da Saúde
Foram homenageados os profissionais da Linha de frente durante a Pandemia. Médicos, enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem, dentistas e auxiliares e também aos técnicos da Vigilância Sanitária, tanto da secretaria de Saúde, quanto do Hospital Nossa Senhora de Fátima, todos que foram fundamentais na luta contra a COVID-19.
Zé Gotinha
As vacinas atuam na prevenção, induzindo a criação de anticorpos por parte do sistema imunológico. Todas as vacinas licenciadas são testadas de forma rigorosa, seguras e eficazes. Evite cair em Fake News. Para isso, o Zé Gotinha, personagem que estimula a vacinação em crianças, esteve no Desfile cívico.
Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças.
Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado – como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola.
Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar. “Quem Ama Vacina! Pais ou Responsáveis bem informados, filhos vacinados!”, foi a mensagem deixada.
Setembro Amarelo
Segundo a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta. Em um ano mais de 800 mil pessoas perdem a vida dessa maneira. O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
O suicídio é um problema de saúde pública. É importante desenvolver canais de comunicação e informação, para que as pessoas se sintam apoiadas, percebam que não estão sozinhas e que existem caminhos para lidar com o sofrimento psíquico.
O município conta com equipe multiprofissional para atendimento inclusive com grupos de apoio psicológico na Secretaria de saúde. Você não está sozinho! Procure ajuda, escolha sempre continuar, diga sim à vida!
Mosquito Aedes aegypti
A dengue constitui hoje um problema grave de saúde pública no Brasil. E pode levar a morte. É papel de todos o combate ao mosquito transmissor.
O município vem desenvolvendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti através dos agentes de endemias que realizam visitas nas casas e em postos estratégicos, bem como bloqueios de casos positivos de dengue.
São desenvolvidas palestras, concurso de desenho “Minha Família Contra o Aedes” e “Minha casa livre do Aedes”, blitz, entre outros, afim de diminuir a proliferação.
A população precisa colaborar, fazendo sua parte, fique atento e elimine qualquer criadouro, vamos juntos combater o mosquito!
ASSESSORIA