Tiveram início na segunda-feira, 21, as aulas de hidroginástica para a Terceira Idade, que fazem parte do projeto “Melhor Idade em Ação”, desenvolvido pelo Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.
As aulas são gratuitas e acontecem duas vezes por semana, restando ainda algumas vagas. Podem se inscrever pessoas com 60 anos ou mais e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 3565-8177 ou diretamente no departamento de Esportes, localizado em anexo ao Ginásio Joelson Marcelino.
No primeiro dia de aula a empolgação era evidente, tendo em vista que o projeto estava parado. “É uma beleza e ainda bem que o projeto começou”, disse feliz da vida Edvirges dos Anjos, 82 anos. Ela contou que o médico recomendou a prática da hidroginástica. “Tenho muitos problemas de coluna, câimbras e com essas aulas a minha qualidade de vida melhora muito”.
O Sr. Lucas dos Santos, 66 anos, veio pela primeira vez participar de uma aula de hidro. “Gostei demais e me fez muito bem. Não vou parar”.
Uma das instrutoras é Yasmin Caroline Ferreira. Ela conta que a aula dentro da água dura uma hora e permite a realização de diversas atividades. “O importante, principalmente na terceira idade, é se movimentar e o exercício dentro da água reduz o impacto sobre articulações e apresenta menor risco de lesões”.
A coordenadora do projeto e diretora de Lazer, Adriana Moretto, cita que são inúmeros os objetivos desse projeto. “Estabelecer a prática de atividades físicas para a Terceira Idade do município; inclusão dos pacientes da terceira idade nas práticas da atividade física para melhorar a qualidade de vida dessa faixa etária; melhoras dos quadros de dor causados por doenças ósseo degenerativas, inclusive recebendo alta do tratamento fisioterápico e diminuição do consumo de analgésicos e anti-inflamatórios, entre outros”.
Estiveram acompanhando o primeiro dia de atividades na piscina o prefeito Motta; o vice-prefeito, Claudio Rodrigues; os secretários municipais Sandro Alexandre (Cultura, Esporte, Lazer e Turismo) e Marcelo Martins de Castro (Administração); e o diretor de Esportes, Adaltro de Góes.
ASSESSORIA