A secretaria municipal de Planejamento de São Miguel do Iguaçu promoveu nesta quarta-feira, 17, uma palestra no auditório da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (ACISMI), com a presença de secretários e diretores de planejamento de vários municípios da região.
O tema foi: ‘Pavimento de Concreto Urbano’, ministrado por Alexsander Maschio, gerente Regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland. Ele detalhou as vantagens da pavimentação das ruas das cidades com o concreto como, por exemplo, durabilidade, segurança no trânsito, conforto, preço baixo, entre outros.
Segundo Alexsander, o concreto é uma alternativa para o asfalto tendo em vista que esse é de alto custo, além de trazer outros problemas. “O asfalto é derivado do petróleo, que é altamente poluente e degrada o meio ambiente na mesma proporção que prejudica a nossa saúde, além de possuir um custo benefício elevado, depois de sua instalação é necessário fazer manutenções em períodos de certa frequência”.
O concreto, explica Alexsander, tem 5 vezes maior o seu ciclo de vida que o do asfalto, além de ter sua superfície clara refletindo até 30% a mais a luz do que a da superfície escura. “Com isso, a economia de energia elétrica na iluminação pública e sinalização varia de 30 a 60%. Também a coloração clara proporciona menor absorção de calor, melhorando o conforto térmico das calçadas e ruas”.
Um dos municípios da região que é pioneiro na implantação do concreto é Guaíra. Lá foi colocado o concreto nas ruas de um residencial. “Foi um diferencial considerável e que trouxe diversos benefícios. A ideia é implantar em todos os novos loteamentos do município”, conta a diretora de obras, Adrieli Zanco Ribeiro.
Para o secretário de Planejamento de São Miguel do Iguaçu, Gunar Henrique Guedes, o objetivo do evento foi compartilhar conhecimentos e trazer outros meios construtivos para as cidades. “A camada asfáltica está se tornando inviável aos municípios, principalmente pelo alto custo e a constante manutenção”.
Na oportunidade foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo Municipal e a Associação Brasileira de Cimento para treinamento dos técnicos quanto à questão do Pavimento de Concreto Urbano.
Estiveram também presentes ao evento o prefeito, Motta; vice-prefeito, Cláudio Rodrigues, e os secretários municipais de Indústria, Comércio e Turismo, Valcir Teixeira; e de Assistência Social, Adriana da Silva Motta.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL