Durante o mês de junho, através de parceria da Secretaria de Assistência Social e a Secretária de Saúde, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde de Entre Rios do Oeste, está sendo distribuído um jornal educativo nas residências de pessoas idosas. O jornal, além de abordar as violências praticadas contra a pessoa idosa, também traz conteúdos sobre os direitos do idoso, bem como sobre questões relativas ao processo natural do envelhecimento. O mesmo material também está disponível nos balcões da Prefeitura e no Centro de Saúde para demais entrerrienses.
O dia 15 de junho, marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo desta Campanha é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa idosa, impedindo o desempenho de seu papel social.
A Secretaria de Assistência lembra ainda que, havendo qualquer suspeita de violência contra a pessoa idosa, é possível fazer a denúncia das seguintes formas: Disque 181; Disque Idoso Paraná, 0800-1410001; CREAS, pelo telefone (45)3257-1683 ou (45)99141-7233 (WhatsApp); Polícia Militar, 190.
NOTA:
Respeitar a pessoa idosa, é tratar o próprio futuro com RESPEITO!
Pensando nisso, a Prefeitura Municipal vêm se organizando para trazer o Curso De Cuidador De Idosos para Entre Rios do Oeste, gratuitamente. Tendo sido esta, uma das demandas apresentadas pela população idosa de nosso município, que muitas vezes necessita de cuidados especiais, sem, no entanto, encontrar pessoas capacitadas para tal.
Com a oferta do curso, espera-se que tal demanda de profissionais capacitados seja suprida, o que, vem a melhorar a atenção e cuidado ao idoso, bem como ampliar a oferta de trabalho em nosso município.
ASSESSORIA