O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu esteve reunido na manhã de quarta-feira, 19, com representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) na sala de reuniões da prefeitura.
Participaram do encontro o Prefeito Motta; o vice-prefeito, Claudio Rodrigues; os secretários municipais de Administração, Marcelo Martins de Castro; Assistência Social, Adriana da Silva Motta; e de Planejamento, Gunar Henrique Guedes; o chefe da Defesa Civil do município, Sergio Passos Gonçalves; e a diretora de Assistência Social, Sandra Maria Rodrigues Cechinel; que recepcionaram os representantes da CEDEC: Subtenente Laor Costa; Sargento Roberto Carlos Baptista; Soldado Márcio Marçal Machado e Misael Márcio Ferreira Borges.
A visita da comitiva estadual foi realizada para conhecer os integrantes da nova gestão municipal e também um pouco mais sobre o trabalho da Defesa Civil no município.
Durante o encontro, o Governo Municipal também alinhou planos futuros para atuar em situações emergenciais que possam ser registradas, como por exemplo, desastres naturais, como ventanias, chuva de granizo, tempestades, entre outras.
Foram relatados ainda os quatro principais pontos críticos do município e as soluções que estão sendo buscadas pela gestão Motta/Claudio Rodrigues para resolver às problemáticas. Um dos exemplos é o Loteamento Esperança, que por meio do Programa Casa Nova, irá atender dezenas de famílias que serão retiradas das áreas de risco.
Também foi alinhado um treinamento para a equipe da Defesa Civil, onde os integrantes serão capacitados para saber a melhor forma de agir nas diversas situações emergenciais e discutida a estruturação do órgão, que necessita de veículos, equipamentos, materiais, entre outros.
Após a reunião, foi realizada uma visita técnica na região do Barro Branco, onde foi apresentado um dos pontos críticos que está localizado nas margens da BR-277 e costuma ter alagamento em dias de chuvas torrenciais.
Apesar da estiagem que está sendo vivenciada nos últimos meses, o Governo Municipal está monitorando essas áreas e trabalhando para evitar transtornos posteriores quando as chuvas voltarem a normalidade.
ASSESSORIA