O projeto Peso Saudável, uma iniciativa da Coordenação de Nutrição do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) espalhou pelas Unidades de Saúde do município algumas balanças. O objetivo é que o usuário do serviço público possa se sentir à vontade para se pesar e manter o controle da massa corporal, a fim de evitar ou reduzir a obesidade.
Andreia Bohnenberger, coordenadora do Departamento de Nutrição, explica melhor a ideia: “Às vezes no dia a dia é corrido para as pessoas tirar um tempo para cuidar do corpo e, tendo estas balanças nas unidades, onde há grande rotatividade de público, fica mais fácil, a pessoa já está ali e pode aproveitar a oportunidade para saber se está a cima ou abaixo do peso ideal” – comenta.
Para saber o peso ideal do corpo, é necessário fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC deve ser calculado como peso dividido pela altura ao quadrado, desta forma: IMC= peso / (altura x altura). O peso deve estar em kg e a altura em metros, e o resultado é dado em kg/m2. Depois de obter o resultado, é possível verificar em que faixa o IMC se encontra, podendo indicar:
Magreza, quando o resultado é menor que 18,5 kg/m2;
Normal, quando o resultado está entre 18,5 e 24,9 kg/m2;
Sobrepeso, quando o resultado está entre 24,9 e 30 kg/m2;
Obesidade, quando o resultado é maior que 30 kg/m2.
Assim, de acordo com o resultado do IMC é possível também saber se existe algum risco de desenvolver doenças. Isto porque quanto maior é o valor do IMC, maior é a quantidade de gordura acumulada no corpo e maior é o risco da pessoa ter doenças como pressão alta, diabetes e doenças cardíacas.
Assessoria de Imprensa com informações do site Tua Saúde.
DA ASSESSORIA