Na manhã desta sexta-feira, 27, a Secretaria de Meio Ambiente coordenou uma ação de plantios de mudas da espécie ipê amarelo. O plantio foi realizado no gramadão do Paço Municipal Tancredo Neves e contou com a participação da prefeita Cleide Prates, do Vice-prefeito Lindolfo M. Rui e dos 11 Secretários Municipais.
O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído pela Lei de Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. Desde então, tornou-se um dia especial ao reconhecer e destacar o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário.
O ipê amarelo é o símbolo do Dia do Voluntariado.
A LENDA DO IPÊ
Conta-se a história, que quando Deus estava preparando o mundo, reuniu-se uma tarde com todas as árvores e pediu que cada uma delas escolhesse a época em que quisesse florescer e assim, embelezar a terra. Em uma explosão de alegria começaram todas a gritar: ′′ Outono, verão, primavera!” Mas Deus viu que ninguém escolhia a estação do inverno e então perguntou:
– Por que ninguém escolhe o inverno?
Cada uma tinha uma boa razão: muito seco, muito frio, muitos incêndios!…
Então Deus pede um favor: preciso de pelo menos uma árvore, que embeleze o inverno, que seja corajosa e capaz de enfrentar o frio, a seca, a queima e poder embelezar o mundo.
Ficaram todas quietas. Foi aí que uma árvore lá no fundo, abalou suas folhas e disse:
– Eu vou!
E Deus com um sorriso perguntou:
– Qual é o seu nome?
Meu nome é Ipê, Senhor!
As outras árvores ficam assustadas com a coragem do Ipê e a sua loucura de querer florescer no inverno.
Então Deus respondeu:
– Por atender meu pedido vou te fazer florescer no inverno não só com uma cor, mas com várias, para que também no inverno, o mundo seja colorido.
Você terá cores diferentes e texturas e sua linhagem será enorme.
E assim Deus fez uma das mais lindas árvores que dá cor ao inverno.
E assim temos o Ipê: branco, amarelo, amarelo do pântano, amarelo da folha lisa, neblina amarela, Rosa e Roxo.
Que possamos ser como o Ipê e saibamos florescer nos invernos da vida.
(Autoria desconhecida).
ASSESSORIA