Na tarde esta terça-feira, 20, ocorreu o encerramento das atividades de Estudo e Planejamento do Colégio Estadual Costa e Silva com a palestra da Psicóloga Deise Rosa com o tema “Inteligência Emocional e Saúde Mental na Educação”.
Na abertura da programação no período da tarde, a prefeita Cleide Prates e a Secretária de Educação Angela Frey estiveram presentes.
Essa atividade foi pensada para preparar professores e funcionários do Colégio para o retorno presencial no modelo híbrido de todas as turmas a partir desta quarta-feira, 21.
A psicóloga abordou questões relacionadas aos impactos da pandemia no comportamento, nas emoções, nos sentimentos e nas atitudes humanas, especialmente em crianças, adolescentes e jovens.
Para Deise Rosa “a pandemia afetou várias esferas da vida das pessoas, inclusive a saúde mental, causando estresse, medo, incerteza, insegurança, interferindo nas emoções e nos sentimentos, o que requer dos educadores uma atenção especial, neste momento de retorno as aulas”.
Neste sentido, sugeriu diversos procedimentos a serem adotados para contribuir com o desenvolvimento dos estudantes, nesse novo contexto, para contribuir significativamente com a aprendizagem, superando, inclusive, a defasagem de conhecimentos.
Segundo o diretor Celso Balzan, “é fundamental nesse momento um acompanhamento dos estudantes por parte dos professores, dos pedagogos e das famílias, para que possam novamente se habituar aos estudos e a rotina escolar”. Destacou também que “é preciso estar atentos aos comportamentos e as alterações nas atitudes e nas relações sociais, uma vez que o isolamento social pode ter deixado marcas negativas na vida de muitas crianças, adolescentes e jovens”.
Desta forma, a formação profissional, articulada a outras atividades de preparação e organização do ambiente escolar, são ações realizadas pelo Colégio Costa e Silva para receber bem os alunos, neste retorno presencial.
O evento de encerramento com a palestra da psicóloga Deise Rosa contou com o apoio da Secretaria de Educação e do município de Itaipulândia.
Da assessoria