O Mês de Maio está chegando ao fim. Foi o mês de conscientização para um trânsito mais seguro. A campanha Maio Amarelo ocorre em todo território nacional e visa trazer orientações no intuito de diminuir acidentes, sobretudo, mortes no trânsito. Porém, este ano, a exemplo do ano anterior, as ações presenciais ficam impossibilitadas devido a pandemia.
A enfermeira do Samu de Missal, Fabiane Spiecker Junges, concedeu uma entrevista abordando o tema e trazendo dicas importantes, até porque a conscientização para um trânsito mais seguro deve ocorrer durante o ano todo, mas é intensificado no mês de maio. Fabiane aponta como o principal objetivo chamar a atenção da população para a segurança no trânsito.
Segundo a enfermeira, o número de mortes no trânsito ainda é muito elevado e há registros de pessoas que ficam com sequelas para o resto da vida, isso se não entrarem em óbito. “O maio vem realmente para prestar atenção, vamos respeitar mais o trânsito, relembrar normas e regras do código nacional de trânsito”, sugere. A cor amarela é utilizada, justamente por simbolizar atenção.
Essa mensagem se estende ao motorista, ao pedestre, ciclista, motociclista, para que todos tenham empatia, ou seja, não façam ao outro o que não querem para si. “Trabalhar consciência, empatia e respeito no trânsito é fundamental para a segurança de todos”, observa Fabiane. “Atravessar na faixa de pedestre, o motorista respeitar parando para a travessia e usar o cinto de segurança”, exemplifica.
“A utilização do cinto de segurança é um hábito incomum das pessoas de cidade pequena, mas já vimos muito, que os acidentes podem ocorrer e ocorrem próximo de casa”, alerta a enfermeira do Samu. Os acidentes, na maioria das vezes ocorre por imprudência. Fabiane trouxe um dado de 32 mil mortes no trânsito em um ano, embora estes números tenham reduzido, ainda são considerados elevados.
Outra dica é sobre o uso de celular enquanto dirige. “Ficamos meio prisioneiros desta tecnologia e usamos a ferramenta de forma incorreta”, aponta. “O trânsito exige atenção, os segundos que se olha para a tela de um celular é o tempo de uma criança correr atrás de uma bola na rua, um ciclista atravessar em frente ao veículo, o celular tira muito a atenção do condutor”, afirma Fabiane.
A orientação é que se a pessoa precisar atender ou mesmo ver alguma mensagem que seja urgente, pare o veículo, encoste, e aí sim atenda ou responda, mas não é correto fazer isso com o veículo em movimento. Pedestres devem respeitar o trânsito também, ciclistas devem redobrar os cuidados, os pais devem conversar com as crianças, motociclistas usar o capacete, tudo isso reduz os riscos de acidentes e de mortes.
Maio Amarelo
O mês de maio foi escolhido, pois, foi neste mês, 11 de maio de 2011, que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
DA ASSESSORIA