Durante o mês de maio, a Secretaria de Saúde promove uma capacitação sobre o Caso Araceli, que deu origem à campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O momento será realizado nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família, SAMU e Hospital e Maternidade.
O site oficial do movimento Faça Bonito explica que Araceli era “uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune”.
Suellen Becker, psicóloga à frente da ação, comenta que as capacitações têm como finalidade “treinar o olhar dos profissionais de saúde a fim de identificar e notificar situações de suspeita e confirmação de violência sexual, física, psicológica contra criança e adolescentes”.
Ela também explica que “a violência contra crianças e adolescentes está presente na sociedade e a forma de conseguirmos proteger e fazer prevenção é o diálogo, o treinamento, o conhecimento desse assunto complexo, quanto maior o preparo dos profissionais melhor será a capacidade de proteção”.
Os canais disponíveis para denúncia são: o Dique 100, dos Direitos Humanos; 190 da Polícia Militar; o telefone (45) 3559-1166 do Conselho Tutelar e o celular (45) 99999-1231 que é do Plantão Conselho Tutelar. Também é possível fazer denúncias anônimas nas caixinhas disponibilizadas nas unidades de saúde de todo o município.
DA ASSESSORIA


