Na tarde desta terça-feira (16), nossa equipe de reportagem conversou com Dr. Walter Hurtado, médico generalista da Secretaria de Saúde em Itaipulândia, sobre o quadro agravante da Covid-19 na Macrorregião Oeste do Paraná.
O total geral de ocupação leitos UTI Covid adulto é de 98% na Macrorregião Oeste do Estado. Há 117 pacientes entubados esperando abrir vaga de UTI em qualquer hospital no Paraná: entre eles, um itaipulandiense de 78 anos, com comorbidades, internado há mais de uma semana e que está sendo cuidado pelos profissionais do Hospital e Maternidade Itaipulândia.
No momento, a guerra é contra o velho conhecido Coronavírus. Mas a variante P1 está batendo à porta: há casos registrados em estados do sul e sudeste do Brasil. A mutação se desenvolveu em Manaus em condições de clima quente e úmido, que fortaleceram o vírus.
Dr. Walter alerta a população: “Esta variante é perigosa, mais infecciosa e atinge também pessoas mais jovens e até algumas crianças. É importante se cuidar, manter os protocolos sanitários, utilizar álcool gel e respeitar o distanciamento social” – comenta – “com muita força e fé, vamos superar mais este desafio”.
Da Assesssoria