O Gabinete de crise divulgou na quarta-feira (30), segundo dia de buscas, os dados sobre o resgate após o deslizamento na BR 376 em Guaratuba, tragédia ocorrida na noite de segunda-feira (28). Câmeras termais além de drones são utilizados para tentar localizar vítimas desaparecidas.
Nesta quarta-feira (30) completa dois dias de procura. Até a manhã de hoje duas pessoas foram encontradas mortas e seis resgatadas com vida. As equipes trabalham com a estimativa de 30 possíveis vítimas soterradas.
A primeira vítima fatal é o caminhoneiro João Maria Pires de 60 anos de São Francisco do Sul em Santa Catarina e ele estava fora da carreta.
A vítima encontrada morta ainda não foi identificada.
Neste momento, as forças de segurança trabalham com a informação de seis carretas e dez veículos de passeio. As buscas são difíceis pois há risco de deslizamento e conforme informado pelo Coronel Vasco do Corpo de Bombeiros, a previsão é de mais chuva para a tarde e o efetivo de 54 pessoas será mantido hoje com o apoio do GOST.
A BR 376 permanecerá interditada por tempo indeterminado e agora a BR 277, entre os quilômetros 39 a 41, inspira cuidados devido a novos deslizamentos.
Também foi ressaltado em coletiva de imprensa que além dos deslizamentos, grande volume de chuvas é registrado nesta manhã o que impede a circulação com segurança.
DESLIZAMENTOS
Na terça-feira (30) foram encontrados mais 10 pequenos pontos de deslizamentos, entre as regiões norte e sul, além do da BR 376 em Guaratuba.
ALGAMENTOS
Até o momento estima-se 1.700 famílias atingidas ou desabrigadas devido as fortes chuvas.
Quarenta e cinco famílias estão em abrigos para seguir viagem sentido aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
DESABASTECIMENTO
Conforme informado, não haverá desabastecimento. Pode acontecer algum atraso na entrega.
Neste momento, caminhões com cargas vivas, remédios, materiais hospitalares, combustíveis, entre outros insumos essenciais são escoltados por esquipes após avaliação da situação e perímetro.
Redação Catve.com