A região oeste do Paraná recebeu 37 respiradores comprados com o apoio de 11 cooperativas, entre elas, a Frimesa e a Lar, de Medianeira. Os equipamentos foram repassados aos hospitais que realizam atendimento com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrico de pacientes Covid-19. Ao todo, foram doados 2,2 milhões de reais para aquisição dos equipamentos.
Além das cooperativas medianeirenses, outras empresas do ramo do agronegócio e de crédito participaram da ação, são elas: C.Vale, Copacol, Coopavel, Copagril, Primato, Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Sicredi Nossa Terra PR/SP, Sicredi Progresso PR/SP e Sicredi Aliança PR/SP. Serão enviados 19 respiradores para Cascavel, seis para Palotina, quatro para Marechal Cândido Rondon e Toledo, respectivamente, e um para Jesuítas, Assis Chateaubriand e Goioerê (cada), de acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, entregues até este fim de semana.
A iniciativa segue os princípios do cooperativismo: responsabilidade com a comunidade, e pensar pelo bem da região em que se está inserido. O atendimento está cada vez mais difícil, pela falta de leitos de UTI, e alta ocupação de leitos para ventilação e enfermaria por conta do aumento do número de casos e nova variante.
Informações: Sistema Ocepar e Sesa. – ASSESSORIA FRIMESA
Fotos: Américo Antônio/Sesa