A Câmara de Vereadores de Itaipulândia realizou a primeira Sessão Ordinária de 2021 na noite de segunda-feira (09/02), contando com a presença de público que a muito tempo não se fazia presente devido as restrições referentes a pandemia do COVID-19.
Na oportunidade estiveram presentes ONGs protetoras dos animais e servidores municipais da Saúde, Vigilância Sanitária, Subprefeito do Distrito de São José do Itavó, Diretor de Habitação, Secretário e Diretor de Indústria e Comércio.
A Sessão foi pautada por importantes indicações ao Governo Municipal, foram nove no total, dentre elas a indicação nº 07/2021 assinada por todos os edis onde solicitam a construção de um Canil Municipal adequado às normas de proteção animal com espaço fechado e aberto para os animais, com o objetivo de acolher cães do município em situação de risco e de abandono.
A indicação também pede que após a edificação do Canil, este seja concedido em forma de cessão à uma ONG municipal que atue na área de proteção animal.
Hoje a prefeitura não possui um setor específico que trate o assunto relacionado a animais em estado de abandono, no entanto ONGs e grupos de voluntários estão se dedicando a essa causa, mas com a criação de um local apropriado e com o apoio do poder público municipal este trabalho pode ser ampliado e melhorado.